01 setembro 2013

Fiz Um Contrato com o Vento

Letra: Eduardo Olímpio
Música: Paco Bandeira (Francisco Veredas Bandeiras)
Intérprete: Paco Bandeira* (in LP "O Alentejo Quer Um Homem Que Saiba Mandar", Decca/VC, 1975; 2LP/CD "O Melhor de Paco Bandeira", EMI-VC, 1989; CD "O Melhor de Paco Bandeira", Valentim de Carvalho/Iplay, 2008)





[instrumental]

Fiz um contrato com o vento
De não me deixar prender,
Nem por oiros nem por falas
Nem por balas de morrer.

Fiz um contrato com o vento
Que hei-de cumprir por inteiro:
Dizer pão e dizer povo
Desde Janeiro a Janeiro.

Fiz um contrato com o vento
Sobre as arribas da serra,
De só apertar a mão 
A quem disser não à guerra.

Fiz um contrato com o vento
Sobre as arribas da serra,
De só apertar a mão 
A quem disser não à guerra.

[instrumental]

Fiz um contrato com o vento
Que o vento não sabe ler,
Mas entende deste mundo
Mais que os livros de saber.

Fiz um contrato com o vento
Entre estevas e pinhais;
Posso cantar toda a noite
Que ninguém me prende mais.

Ninguém me rasga a canção
Na liberdade que invento,
Que o vento é meu aliado
E ninguém amarra o vento.

Ninguém me rasga a canção
Na liberdade que invento,
Que o vento é meu aliado
E ninguém amarra o vento.

[instrumental]


* Arranjo e direcção – Jorge Palma