01 setembro 2013

Outras Terras

Letra e música: Tradicional (Trás-os-Montes)
Recolha: José Alberto Sardinha
Intérprete: Ronda dos Quatro Caminhos* (in CD "Outras Terras", RQC, 1999)





[instrumental]

Chamaste-me trigueirinha,
Eu não sou da Terra Quente;
Outra aldeia é a minha,
Outra a terra, outra gente!

Ai, meu amor,
Como dói amar-te assim:
Este silêncio que morde,
Esta dor que não tem fim!

Ai, saudade,
Não mates o meu bem!
Deixa-me viver com ele
Se não morro eu também!

[instrumental]

Inda hão-de nascer os sábios
P'ra nos dizer a razão
Que um beijo dos nossos lábios
Se sente no coração.

Ai, meu amor,
Como dói amar-te assim:
Este silêncio que morde,
Esta dor que não tem fim!

Ai, saudade,
Não mates o meu bem!
Deixa-me viver com ele
Se não morro eu também!

[instrumental]


* Ronda dos Quatro Caminhos:
António Prata – violas e coros
Carlos Barata – acordeão e coros
João Oliveira – voz solo e coros
Mário Peniche – baixo
Pedro Fragoso – piano e coros
Vítor Costa – bateria, percussões
Músicos convidados:
Inna Rechetnikova – violino
José Barros – viola braguesa
Coral Infantil de Carcavelos, dirigido por Pedro Fragoso
Arranjos – António Prata, com a colaboração de Carlos Barata, que escreveu as melodias contracanto do violino e do acordeão. Também as harmonias desenhadas em conjunto com Carlos Barata e Pedro Fragoso. A concepção de cada instrumento contou ainda com a colaboração do seu executante.
Produção e direcção musical – António Prata
Produção executiva – Alain Vachier
Bases referência de gravação – Carlos Barata
Gravação – Miguel Salema, nos Estúdios On Line, em Fevereiro e Março de 1999
Assistente de gravação – Kiko
Misturas – Miguel Salema, António Prata e Carlos Barata