01 setembro 2013

Menino Jesus

Letra e música: Popular (Campo Maior, Alto Alentejo)
Recolha: Michel Giacometti 
Intérprete: Brigada Victor Jara* (in LP "Quem Sai aos Seus", Vadeca, 1981, reed. Valentim de Carvalho/Iplay, 2008)





[instrumental]

Ó meu Menino Jesus, 
Ó meu menino tão belo, 
Onde foste a nascer
Ao rigor do caramelo! [bis] 

Ó meu Menino Jesus,
Não queiras menino ser!
No rigor do caramelo 
A neve te faz gemer. [bis]

[instrumental]

O Menino da Senhora 
Chama pai a São José, 
Que lhe trouxe uns sapatinhos 
Da feira de Santo André. [bis]

[instrumental]

O Menino chora, chora, 
Chora pelos sapatinhos;
Haja quem lhe dê as solas,
Que eu lhe darei os saltinhos. [bis]
  
[instrumental]

Dá-me o teu Menino!
Não dou, não dou, não dou!
Dá-me o teu Menino,
Vai à missa que eu lá vou.
Dá-me o teu Menino! 
Não dou, não dou, não dou!
[4x]


Glossário: 
A palavra "caramelo", nesta acepção, significa "gelo" (geada, neve, granizo). 

Nota: «Canto recolhido em Campo Maior. Canta-se no Natal, já pelas ruas, já em família, acompanhado do popular instrumento designado por ronca, ou zabumba. A ronca [sarronca] é constituída por um púcaro de barro ao qual se adapta um pedaço de pele de anho, retesada e solidamente atada, através da qual passa um junco que o executante fricciona por meio de um movimento de vaivém.» (Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça, in "Portuguese Folk Music": vol. 4 - Alentejo, Strauss, 1998; "Música Regional Portuguesa": CD 5 - Alentejo, col. Portugal Som, Numérica, 2008) 

* Brigada Victor Jara:
Amílcar Cardoso – baixo, viola, bombo e coros
Manuel Rocha – violino, bandolim e coros
Ananda Fernandes – viola, bandolim, voz solo e coros
Joaquim Caixeiro – bombo, caixa, sarronca, voz solo e coros
Zé Maria – viola, bandolim, braguesa, baixo, cavaquinho, pífaro, voz solo e coros
Rui Curto – acordeão, concertina, viola, castanholas, adufe e coros
Arnaldo Carvalho – viola, baixo, trancanholas, matrecos, voz solo e coros
Fátima Maia – voz solo e coros
Jorge Seabra – gaita-de-foles, cavaquinho, flauta travessa, ocarina, chincalhos e coros
Assistente de produção – João Donato
Gravado nos Estúdios Arnaldo Trindade, Lisboa
Técnicos de som – Moreno Pinto e Jorge Barata